Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação (DGTI)

Colabore | Plataforma de deliberações colaborativas



Este manual destina-se a apresentar o sistema Colabore - Plataforma de deliberações coletivas, através da demonstração de telas e o passo-a-passo das principais rotinas. O devido sistema está disponível em: https://administrativo.ifsertao-pe.edu.br/colabore/.

Acesse-o e clique no botão AAcesse as Pautas.



Após, clique em Bfazer o login (Mesmo login do Suap) e em seguida:

B.1 Informe a matrícula SIAPE;

B.2 Informe a senha;

B.3 Clique no botão Fazer login.






O sistema dispõe das seguintes funcionalidades: 1Opinar/Discutir sobre pautas e 2Proposta de encaminhamento. Cada uma dessas será explorada nesse manual.



Os usuários podem tanto Apesquisar por pautas filtrando por temas como por qualquer palavra-chave, como mostra a figura abaixo.




Para dar opinião/discutir sobre uma pauta pode-se clicar no Btítulo da pauta ou no botão C Discuta, como mostra a figura abaixo. Após, é necessário selecionar a opção DOpinião, Edigitar sua opinião sobre a pauta e clicar no botão Fpublicar comentário.





Os usuários poderão também Gimprimir o conteúdo da pauta, Hresponder um comentário e Iconcordar ou discordar sobre um comentário, como mostra a figura acima.


Para sugerir alterações em uma pauta, basta escolher uma pauta, selecionar a opção AProposta de Encaminhamento, Bredigir a sugestão e clicar no botão CPublicar comentário, como mostra a figura abaixo.




Após período de discussão e propostas de encaminhamentos, o usuário poderá votar nos encaminhamentos que acha conveniente. Para tal, acesse a pauta, Aselecione o encaminhamento e clique no botão BVotar, conforme mostra figura abaixo.


Na área de Acesso Rápido do SUAP, localizada do lado direito da tela inicial, clique em:

A Grupos e Usuários


B Selecione o módulo protocolo



C Clique no botão Adicionar Usuário ao Grupo



D Informe parte do nome, matrícula ou email institucional

E Clique no botão Enviar dados

F Aguarde a mensagem que será exibida no topo da página


Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação (DGTI) | IF SERTÃO-PE
Dúvidas e/ou sugestões: dgti@ifsertao-pe.edu.br